top of page

Dicas de Entrevistas de Emprego

 

Antes de uma entrevista deve-se fazer uma pesquisa sobre a empresa que o entrevistará, como por exemplo, em quais ramos ela atua, em quais localidades está presente, pois isso indica o real interesse do entrevistado. Caso seja uma entrevista feita por alguma empresa de recursos humanos onde não se divulga o nome da empresa contratante, o ideal é ter uma ideia da vaga, conforme seu perfil, e contar sua experiência.

 

Sendo esta uma entrevista para o primeiro emprego, valem experiências na época escolar, trabalhos em grupo, programas de estágio, organização de eventos, experiências em outros lugares. Não adianta o entrevistado contar sobre sua experiência como professor de música, quando a vaga é para homem de área, portanto, não fuja do foco.

 

A entrevista deve ser feita de maneira tranquila e se atentar a certos pontos: chegar com antecedência, colocar uma roupa adequada em tons mais neutros, ter boa postura ao sentar-se para conversar com o entrevistador, não falar gírias, procurar responder sempre o que lhe for perguntado e não outros assuntos, cuidado para não fazer mais perguntas que o entrevistado, lembre-se, o entrevistado é você!  A entrevista é o momento para vender sua imagem e para tirar as dúvidas sobre a vaga.

 

Ao finalizar a entrevista procure saber se o contatarão sendo aprovado ou não e até quando será feito este contato. É sempre educado enviar um e-mail após a entrevista agradecendo pela oportunidade e dizendo que ficará muito feliz em ser o selecionado. Caso o prazo que a empresa deu para lhe enviarem o resultado da entrevista expirar, entre em contato para saber se o processo foi postergado ou se já escolheram a pessoa para preencher a vaga.

 

Não é de bom tom ficar ligando todos os dias logo que for entrevistado. Seja sempre muito profissional, pois muitas vezes, mesmo que não seja o selecionado naquele momento, a empresa poderá lembrar-se de você no futuro e contatá-lo para um novo processo seletivo.

bottom of page